Viagem de prospecção de clientes no exterior: durante e pós viagem
Você aterrissou no país de destino, depois de fazer toda a preparação que falamos no post anterior e agora?
Como você já tem toda a agenda preparada e informações dos clientes ficará muito mais fácil!
A ideia é que no dia anterior a visita, você envie um SMS ou mensagem no whats ou até uma ligação rápida para a pessoa que vai te receber, reconfirmando que está tudo ok com a visita.

No dia da visita, assegure-se de chegar com antecedência à hora da reunião. Você nunca sabe quais serão os requisitos para entrar na empresa. Em muitos casos, é fácil a entrada, mas se falamos de empresas maiores, você terá que apresentar seus documentos, passar por revista dos seus pertences e, se estiver levando amostras, registrar a entrada dessas amostras para não ter problema na saída da empresa.
Outro ponto a avaliar é o tempo de deslocamento do seu hotel até a empresa. Em muitas cidades o trânsito é bem complicado, você tem o risco de não achar lugar para estacionar, enfim, problemas que também enfrentamos aqui no Brasil dependendo de onde moramos.
Prepare-se para a reunião. Leia os documentos do histórico do cliente, faça anotações dos pontos mais importantes a discutir, ou seja, os objetivos de cada reunião, analise as cotações que já foram feitas e tenha todas as informações para fornecer caso o cliente questione algo em específico.
Já durante a reunião, seja educado e cortês. Pergunte ao seu cliente informações que possam ajudar você a entender como ele trabalha, quais são as suas necessidades, qual a situação do mercado em que ele atua, etc. Claro que as perguntas vão variar de setor para setor, de produto para produto, mas a ideia é entender mais o seu cliente para que você possa falar sobre as soluções que a sua empresa proporciona. Apresente a sua empresa, seu histórico, fale sobre os pontos que anotou como objetivos da reunião e apresente as suas soluções. Não esqueça de fazer um fechamento da reunião, combinando com o seu cliente quais serão os próximos passos que vocês darão em conjunto.
Não esqueça de anotar tudo que você escutar, perceber e combinar. Nossa memória às vezes nos trai e, depois que visitamos 5 clientes, você não lembrará mais o que foi discutido no primeiro em detalhes!
Durante o percurso, preste a atenção a anúncios, lojas do seu segmento, marcas que você encontrar que possam estar relacionadas ao seu setor. Isso sempre é uma forma de captação de novos clientes.
No retorno ao Brasil, mande um email para o seu cliente agradecendo a visita e relacionando os pontos pendentes da reunião, o que você deve mandar e também o que ele ficou de te fornecer. E ai é dar sequência ao trabalho! Sucesso!!

Por que exportar deve se tornar uma estratégia da empresa?
Num momento de crise, em que as empresas estão desesperadas em busca de clientes e de vendas é que se pensa em exportação. Num momento de dólar alto, em que...

Como fazer uma oferta profissional de exportação
Fazer uma oferta, um orçamento, uma proposta de exportação é um pouco mais complexo que fazer um orçamento no mercado interno. A questão é que existem...

Comissão de agente na exportação
Quando você tem um intermediário na sua operação de exportação e esse intermediário no exterior receberá um percentual sobre o negócio,...