Por que exportar deve se tornar uma estratégia da empresa?
Num momento de crise, em que as empresas estão desesperadas em busca de clientes e de vendas é que se pensa em exportação. Num momento de dólar alto, em que teoricamente, nos tornamos mais competitivos lá fora é que se pensa em exportação. Está errado pensar em exportação nesse momento? Não, não está, mas quero compartilhar com você que exportação não é um tapa buraco. Exportação é uma estratégia!

Quando uma empresa decide exportar, ela não pode esperar resultados em curto prazo. Os resultados de um investimento em exportação levam, no mínimo, 2-3 anos para começar a dar efeito, isso considerando que você conseguiu se adaptar às demandas do mercado externo. Por isso, exportar é uma decisão estratégica.
É uma decisão que vai alterar a rotina de toda a sua empresa, pois vários setores serão convidados a participar nesse processo de preparação. Começa com o administrativo, o comercial, o setor produtivo, o setor financeiro, o setor de marketing, desenvolvimento de produto, enfim, quase todos os setores da empresa. É como criar uma miniempresa dentro da sua empresa. São rotinas diferentes, são clientes diferentes com demandas diferentes que você tem que atender. Você aprende muito com essa nova rotina e traz esses aprendizados também para o mercado interno, o que o leva a melhorar o seu produto e a sua performance.
No mercado externo só sobrevive quem é profissional. Quem trata bem o seu cliente, quem se preocupa com as tendências do mercado e traz essa informação pra dentro para desenvolver ou adaptar os produtos, quem facilita a compra pelo cliente.
É meio bobo dizer que a comunicação, ou seja, falar outras línguas seja tão básico para quem quer exportar. Mas não é. Vejo inúmeras empresas que não se preparam nem com isso. Ou seja, no final das contas, o seu produto é comprado porque o cliente quer muito e não porque você está vendendo.
Exportar é mudar esse lado da história. É você se preparar para vender em todos os aspectos e isso demanda tempo e investimento. E isso não são decisões estratégicas? Claro que são e por isso devem ser tomadas pela diretoria da empresa.
Considerando tempo, investimento, preparação e adaptação da empresa, você ainda acha que se o dólar subiu ou você está no meio de uma crise mercado interno, você terá resultado com exportação? Só tem resultado com exportação quem se dedica a aprender a surfar e quando vem a onda da oportunidade a empresa está preparada e aproveita para surfar. Durante um tsunami você não aprende a surfar, não é mesmo? Então, pense e comece agora a preparar a sua empresa para a exportação! Conte com a CBW para esse projeto!

Como fazer uma oferta profissional de exportação
Fazer uma oferta, um orçamento, uma proposta de exportação é um pouco mais complexo que fazer um orçamento no mercado interno. A questão é que existem...

Comissão de agente na exportação
Quando você tem um intermediário na sua operação de exportação e esse intermediário no exterior receberá um percentual sobre o negócio,...

Cultura exportadora: a sua empresa está pronta para isso?
Há anos que trabalhamos no mercado internacional e já tivemos contatos com inúmeras empresas nessa nossa trajetória e entendemos que a cultura exportadora nada mais...