Como fazer uma oferta profissional de exportação
Fazer uma oferta, um orçamento, uma proposta de exportação é um pouco mais complexo que fazer um orçamento no mercado interno. A questão é que existem pontos cruciais no mercado externo em relação à negociação que não são tão considerados no mercado interno.

O primeiro ponto e um dos mais importantes é a formação de preço de exportação. Ela deve ser feita considerando efetivamente os custos do processo de exportar como desembaraço aduaneiro, custos logísticos, custos bancários, entre outros, também dependendo do incoterm que você for ofertar.Além disso, temos que desconsiderar os impostos que são suspensos no caso da exportação. Não esqueça sempre de informar a unidade de venda do produto e a moeda do orçamento.
O segundo ponto é o incoterm. Toda a oferta internacional deve vir correlacionada a um incoterm, por exemplo FOB Rio Grande, ou FCA Uruguaiana, ou EXW Fábrica. O incoterm é o que define as responsabilidades, custos e riscos entre importador e exportador.
O terceiro ponto são as condições comerciais. Aqui você deve informar se tem quantidade mínima de venda para exportação, se tem algum detalhe que o seu cliente precise saber como por exemplo um custo de um ferramental para produção, a condição de pagamento que você está ofertando, o prazo de entrega, a validade da sua cotação. Enfim, todo e qualquer detalhe comercial que faça diferença na negociação. Transparência desde o início é muito importante para aumentar a confiança entre as partes.
O quarto ponto são informações importantes para a logística e liberação aduaneira. Sempre que se avalia uma compra internacional se avalia também o custo logístico de levar a mercadoria do exportador para o importador. Então, informações como: a cubagem, peso, porto/aeroporto de origem, classificação fiscal da mercadoria, detalhes sobre o transporte do tipo: se a mercadoria é refrigerada, ou carga perigosa, se é paletizada ou carga solta. Enfim, tudo que puder afetar a movimentação da carga e a contratação do transporte.
Como vocês podem ver, não é simplesmente passar o preço ao cliente. Existem vários itens que devemos ter atenção ao fazer a oferta. Se você precisar de ajuda, conte com a CBW!

Por que exportar deve se tornar uma estratégia da empresa?
Num momento de crise, em que as empresas estão desesperadas em busca de clientes e de vendas é que se pensa em exportação. Num momento de dólar alto, em que...

Comissão de agente na exportação
Quando você tem um intermediário na sua operação de exportação e esse intermediário no exterior receberá um percentual sobre o negócio,...

Cultura exportadora: a sua empresa está pronta para isso?
Há anos que trabalhamos no mercado internacional e já tivemos contatos com inúmeras empresas nessa nossa trajetória e entendemos que a cultura exportadora nada mais...