Terceirizar o setor de exportação é melhor que um funcionário próprio?
Vemos que com o passar do tempo, os empresários tentam buscar novos mercados de atuação para a sua empresa, e a primeira coisa que pensam é em exportar.
Esse texto é para explicar que o auxílio de uma empresa especializada é melhor no início do processo de internacionalização que um funcionário próprio.

Muitas empresas gostariam de ter uma pessoa interna para tocar o setor de exportação, mas que muitas vezes não sabem de todos os passos para deixar a empresa estruturada. Além disso a empresa que já importou acredita que ter essa experiência vai ajudar na exportação.
Ter conhecimento em importação não quer dizer que você saberá exportar, afinal são atuações totalmente diferentes. Em uma importação você encontra o fornecedor, faz a negociação e a importação, simples assim. Já para a exportação, você precisa estruturar toda a empresa para esse novo passo, e quando dizemos estruturar queremos dizer que todos os setores deverão estar a par da situação, seja o colega da produção, o colega de compras, o colega do financeiro, etc.
A exportação não ocorre do dia para a noite e antes de você fazer a primeira venda é necessário ter o plano de negócio feito, como no mercado interno. Não é simplesmente fazer uma busca no Google e encontrar um comprador.
Existem algumas decisões a serem tomadas e cálculos a serem feitos, como o preço de exportação, por exemplo. Não é simplesmente tirar os impostos e tá feito, e notamos que muitas empresas não têm esse conhecimento.
Terceirizar o setor de exportação no início da jornada é a melhor opção, pois temos experiência em diversos segmentos e tamanhos de empresa, e durante esse processo a empresa pode sim colocar um funcionário para aprender junto e depois poder tocar o processo.
Se a sua empresa quer começar a exportar, entre em contato conosco.
Teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Por que exportar deve se tornar uma estratégia da empresa?
Num momento de crise, em que as empresas estão desesperadas em busca de clientes e de vendas é que se pensa em exportação. Num momento de dólar alto, em que...

Como fazer uma oferta profissional de exportação
Fazer uma oferta, um orçamento, uma proposta de exportação é um pouco mais complexo que fazer um orçamento no mercado interno. A questão é que existem...

Comissão de agente na exportação
Quando você tem um intermediário na sua operação de exportação e esse intermediário no exterior receberá um percentual sobre o negócio,...