SML, o que é isso?
Quando fazemos exportações, temos uma certa dificuldade que é o acompanhamento da taxa do dólar e o que isso impacta no nosso preço de venda, sem contar os custos de fechamento de câmbio, custos de bancos intermediários que vem deduzidos quando você recebe uma ordem de pagamento e , o mais importante, a variação cambial que pode ser positiva ou negativa.

Porém, para deixar o processo menos oneroso e mais simples, tanto na precificação quanto no recebimento dos valores, o Banco Central do Brasil fez uma parceria com os Bancos centrais da Argentina, Uruguai e Paraguai para o sistema de pagamento em moeda local, o chamado SML.
Basicamente para você, exportador brasileiro, o que muda é que você pode ofertar o seu produto em reais. Você vai fazer o seu preço de exportação normalmente, mas ao invés de fazer a conversão para dólar, vai deixar o seu valor em reais. E a proforma também vai em reais. Quando o seu comprador for lá no banco fazer o pagamento, ele não terá que fazer nenhuma conversão em relação ao dólar, pois entre si os países determinam a taxa SML que converterá da moeda local do país (peso argentino, peso uruguaio ou guarani) para o real e vice-versa. Você receberá diretamente na sua conta bancária, sem fazer fechamento de câmbio, sem estar atrelado a variação cambial em relação ao dólar e sem pagar custos de banco intermediário.
Essa é uma operação muito viável e eu recomendo fortemente para trabalhar com esses três países pois tem muita vantagem para o exportador.
Se você estiver importando desses três países, também vale a regra. Seja insistente com o seu vendedor no exterior, pois nem sempre ele conhece esse método de pagamento ou quer cotar pra você em moeda local.
Abaixo segue o link do Banco Central do Brasil com mais informações sobre o SML.
https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/sml
Está aí mais uma dica da CBW! Faça o seu negócio lucrar com o comércio exterior! Conte conosco!

Por que exportar deve se tornar uma estratégia da empresa?
Num momento de crise, em que as empresas estão desesperadas em busca de clientes e de vendas é que se pensa em exportação. Num momento de dólar alto, em que...

Como fazer uma oferta profissional de exportação
Fazer uma oferta, um orçamento, uma proposta de exportação é um pouco mais complexo que fazer um orçamento no mercado interno. A questão é que existem...

Comissão de agente na exportação
Quando você tem um intermediário na sua operação de exportação e esse intermediário no exterior receberá um percentual sobre o negócio,...