Qual a diferença entre exportação direta e indireta?
Quem esta iniciando na exportação muitas vezes não sabe que existe mais de uma forma de exportar a sua mercadoria para o exterior. É o que chamamos de exportação direta ou indireta e hoje vamos explicar para vocês a diferença das duas.

Exportação direta é quando a sua empresa, que produz ou revende um produto, faz o processo de exportação diretamente para o importador no exterior. Ou seja, você tem um cliente lá fora que entra em contato com você, fecha uma negociação de compra e você envia o produto da sua empresa diretamente para o seu cliente.
A sua empresa deve estar cadastrada no Radar Siscomex e esse tipo de exportação é vinculada a todo o processo de despacho aduaneiro em fronteira e temos que fornecer os documentos para tal: como a fatura comercial, o packing list, o certificado de origem quando se aplicar, entre outros.
Nesse tipo de operação não existe nenhum intermediário: é você e seu cliente no exterior. Mas você deve se preocupar com a questão de fazer a correta precificação em moeda estrangeira, cuidar da variação cambial, entre outras coisas.
A exportação indireta, por outro lado, é quando usamos um intermediário para exportar. São as famosas comerciais exportadoras ou trading companies. Essas empresas são especializadas em exportação, realizando trabalhos comerciais com outros países normalmente de forma especializada em alguns segmentos de mercado.
Elas não são fabricantes de produtos, tendo somente o papel de encontrar fornecedores no mercado brasileiro que fabricam os produtos que elas precisam vender e fazendo efetivamente a negociação para vender esses produtos a clientes no exterior. A sua empresa entra como fornecedor, nesse caso, e não terá que se envolver em nenhuma parte do processo de exportação. O seu papel é oferecer o seu produto com preço sem impostos (fale com a gente para saber como precificar), produzir e entregar a mercadoria mediante a emissão de uma nota fiscal de exportação com fim específico.
A trading company ou comercial exportadora vai receber o seu produto e providenciar a exportação ao cliente final. Nesse tipo de processo, você recebe em reais e não se preocupa com variação cambial. É uma forma simples de acessar o mercado internacional sem muito esforço por parte da empresa produtora, porém você nunca saberá para quem estará vendendo o seu produto lá na ponta.
Você não precisa necessariamente escolher entre exportação direta ou indireta. Você pode trabalhar com as duas operações na sua empresa. Assim você maximiza a atuação nos mercados e consegue controlar investimentos.
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a CBW pois podemos te ajudar em toda a operação de exportação!

Por que exportar deve se tornar uma estratégia da empresa?
Num momento de crise, em que as empresas estão desesperadas em busca de clientes e de vendas é que se pensa em exportação. Num momento de dólar alto, em que...

Como fazer uma oferta profissional de exportação
Fazer uma oferta, um orçamento, uma proposta de exportação é um pouco mais complexo que fazer um orçamento no mercado interno. A questão é que existem...

Comissão de agente na exportação
Quando você tem um intermediário na sua operação de exportação e esse intermediário no exterior receberá um percentual sobre o negócio,...