Prospecção de clientes no exterior - dica #9
Já estamos chegando na reta final das dicas de prospecção de clientes no exterior e essa dica é bem interessante para empresas que estão iniciando essa jornada de exportação.
Quando a empresa não tem conhecimento de como acessar os mercados ou não quer investir de forma direta nesse processo, ela pode se usar das comerciais exportadoras ou trading companies.

As comerciais exportadoras ou trading companies são empresas brasileiras especializadas em exportação. Elas normalmente atuam em setores específicos de mercado , ou seja, escolhem um segmento e os produtos que se enquadram nele, e exploram mercados no exterior, que também podem ser pré-definidos ou abertos. Isso vai depender da estratégia da comercial exportadora.
O trabalho deles é captar fornecedores no mercado brasileiro dos produtos que tem demanda em outros países, fazer o trabalho comercial no país de destino angariando pedidos que depois serão consolidados para cada cliente . Ou seja, um cliente se beneficia do uso de uma comercial exportadora pois consegue juntar mercadoria de vários fornecedores e diminuir os custos fixos do processo de importação no pais de destino.
É uma forma mais barata de inserção de mercado para os fornecedores aqui do Brasil, porém eles não tem nenhuma informação do mercado lá de fora. Ou seja, apenas sabem que sua mercadoria tem destino ao exterior, mas não conhecerão o cliente, nem a que preço está sendo vendido. Então, tem perdas e ganhos em trabalhar com a comercial exportadora.
Apresentar o seu produto para uma trading company e entender qual a percepção deles e ter informações sobre se o seu produto pode ser demandado no exterior é o primeiro passo para você entender um pouco mais do mercado externo.
A lista de comerciais exportadoras brasileiras pode ser acessada no site do https://www.braziliansuppliers.com.br/. Boa sorte!!

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