Prospecção de clientes no exterior - dica #8
Umas das últimas dicas para prospecção de clientes no exterior, e uma das mais importantes, é a busca livre, ou seja, o bom e velho Google.
Para muitos produtos, temos muito pouco recurso de forma estatística ou de forma específica que possa nos ajudar, considerando todas as outras dicas apresentada nessa série. E então, temos que nos especializar em saber procurar no Google.

Para isso, é importante saber as palavras-chave relativas ao seu produto ou segmento, ou ao que o seu cliente produz, porque às vezes é mais fácil achar pelo produto do seu cliente quando falamos de indústrias. Já para distribuidores, você pode usar o seu próprio produto como palavra, ou produtos substitutos, ou ainda produtos complementares à sua linha. Pode ser que você vá encontrar possíveis clientes que ainda não atuam com o seu produto, mas podem ser potenciais.
Além do Google, existem as Páginas Amarelas, ou seja, catálogos eletrônicos de empresas que são normalmente separados por tipo de segmentos. Muitas vezes é mais fácil procurar nesse tipo de site. Nem todos os países possuem e eles podem ter vários nomes diferentes, mas todos são os chamados diretórios de empresas.
Outras ferramentas muito úteis são o Facebook e o Linked in. O Facebook pode facilitar o nosso contato com o cliente se utilizarmos a comunicação por mensagem. Às vezes as informações que aparecem no Facebook são mais completas do que as que aparecem no site das empresas. Já o Linked In é para achar contatos específicos quando você já sabe os nomes das empresas, te dando a possibilidade de poder falar de forma direta com a pessoa do setor que você escolheu.
Então, fica a dica: usem as redes sociais e os mecanismos de buscas para a prospecção internacional. Boa sorte!

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