Prospecção de clientes no exterior - Dica #4
Seguindo a nossa série de dicas sobre prospecção de clientes no exterior, a nossa quarta dica fala sobre os concorrentes.
Às vezes, as empresas vêm os concorrentes com certa distância, não querendo entrar em contato ou muito menos saber o que está acontecendo com eles. Porém, a questão deveria ser totalmente ao contrário.

Os concorrentes nos dão informações valiosas para sabermos como estamos no mercado, o que estamos enfrentando, se temos que ser mais competitivos ou melhor em algum aspecto, seja produto, preço, entrega, condição de pagamento, etc.
Ok Dani, essa informação é importante para a estratégia do meu negócio, mas como isso me ajuda na prospecção dos clientes no exterior?
A resposta é simples: muitos concorrentes de produtos similares ou até de produtos substitutos publicam em seus websites ou manuais de assistência técnica, listas de empresas com as quais trabalham. Essas empresas podem ser simples distribuidores, representantes exclusivos ou trabalharem mais na parte técnica e pós-venda do negócio. Ou seja, quando encontramos nomes de distribuidores, essas são empresas que já foram filtradas pelo seu concorrente e que tem grandes chances de ser muito potencial para você. Elas podem estar procurando outras opções de fornecedores, não trabalharem exclusivamente com a concorrência ou estarem descontentes com eles e estarem buscando outras opções. Considere pesquisar os concorrentes nacionais e os internacionais para essa avaliação e busca de contatos.
Por isso, sempre vale o contato para que esses distribuidores saibam que você existe, que está buscando se estabelecer no mercado e que busca parceiros. Talvez a sua proposta de parceria seja melhor que a do concorrente, portanto vá preparado para contatá-los. Se houver uma oportunidade, essa empresa com certeza lhe dirá. O “não” nós já temos, mas com uma ação assim podemos obter um “sim” e começar um novo negócio. Boa sorte!
Se quiser, acesse o vídeo

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