Prospecção de clientes no exterior - dica #10
Desde o início dessa série de dicas de exportação voltada para a prospecção de clientes internacionais, falamos sobre os diversos canais em que podemos buscar informações para encontrar empresas no exterior para as quais podemos oferecer os nossos produtos e começar a ganhar mercado.
Passamos pelas embaixadas, câmaras de comércio internacionais, feiras internacionais, dados de concorrentes, informações vindas de clientes finais, softwares pagos, revistas e anúncios, pesquisas no Google e finalmente as trading companies ou comerciais exportadoras.

E a minha última dica, hoje, não tem a ver com outra forma de buscar clientes. Tem a ver com o armazenamento e organização de todos esses dados dentro da sua empresa. Temos a tendência de ir armazenando arquivos aleatórios com informações perdidas que vamos encontrando em todas essas pesquisas, mas isso, se não organizado, não leva a resultado nenhum. Por isso, sempre indico usarmos um CRM, ou Customer Relationship management, ou seja, um banco de dados que pode ser muito simples e que armazene os dados de contato da empresa que prospectamos e a sequência de ações que fizemos ou que vamos fazer com o cliente, inclusive com agendamentos futuros. A ideia é manter o histórico e planejar futuras ações com cada prospect/cliente.
Quando levantamos um possível nome de cliente ele se torna um suspect, ou seja, apenas um nome que se encaixa no seu filtro. Esse suspect deve ser qualificado para que ele se torne um prospect, em outras palavras, uma empresa que realmente tem potencial para ser seu cliente seja porque atua no seu segmento, porque revende o tipo de produto que você foca, ou qualquer outro motivo que você determinou que é importante para a sua empresa. É nesse ponto que os dados do cliente devem entrar no CRM. A partir do momento em que ele é um prospect, você deve começar o trabalho comercial, para identificar quem é a pessoa dentro do cliente com que você deve falar, buscar mais informações sobre ele, o que consome, como compra, em que volume, de quem compra, etc. E, a partir de aí, começar a apresentar a sua empresa para essa pessoa e todos os benefícios que o seu produto pode trazer para ele, tentando chamar a atenção para que ele desperte interesse em continuar conversando com você.
Depois disso, é a sua forma de interação com o cliente, a competitividade e as características do seu produto que vão determinar o seguimento da venda. Insistência é tudo! Nunca desista de um cliente, por mais que você tenha dificuldade em falar com ele num primeiro momento. Sempre haverá uma oportunidade! Boa sorte!!

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