Desvendando o FOB e o CIF no comércio exterior
Esse é um tema importante que viemos trazer para as pessoas que não estão acostumadas a operar em comércio internacional e que pode trazer muitos inconvenientes.
Vamos explicar: no mercado brasileiro estamos acostumados a usar o termo FOB e CIF vinculado ao transporte interno de mercadorias. Quando o cliente que está comprando paga o frete, o termo usado é FOB. Quando o vendedor está pagando o frete, o termo usado é o CIF. Até aí tudo bem.

Porém, quando vamos fazer uma oferta a nível internacional, já vi muitas empresas usarem os termos entendendo que se referem da mesma forma como elas usam no mercado interno. Em parte é correto, mas tem muitos detalhes que devem ser considerados.
Para o mercado internacional, o FOB significa Free on Board, ou seja livre a bordo do navio. E o que quer dizer isso? Quer dizer que a sua empresa se cotar uma mercadoria FOB vai ter que levá-la até o porto e embarcá-la no navio. Nesse caso, deverão estar incluídos no preço que você vai fazer os seguintes itens: embalagem, transporte interno da sua fábrica até o porto, desembaraço aduaneiro e as taxas do armador e do porto na origem. O incoterm (termos internacionais comerciais) sempre vem atrelado a um lugar. No caso, o FOB é usado somente para transporte marítimo e deve ser atrelado a um porto, ou seja, como exemplo, FOB Rio Grande, ou FOB Santos.
Vocês viram a diferença?
FOB no mercado interno = nenhum custo para o vendedor
FOB no mercado internacional = embalagem, transporte interno, desembaraço, taxas porto/armador na origem
O mesmo acontece com o CIF.
Para o mercado internacional, o CIF significa Cost Insurance and Freight, ou seja custo da mercadoria, seguro e frete. Também é sempre atrelado a transporte marítimo e a um porto de destino. Exemplo CIF Hamburgo. Para o cálculo do seu preço de venda usando o incoterm CIF, você deverá incluir embalagem, transporte interno até o porto de origem, desembaraço aduaneiro, taxas de porto e de armador na origem, além do valor do frete internacional do porto de origem ao porto de destino e seguro internacional da carga.
Por isso, tenha sempre cuidado quando você for fazer uma oferta para o exterior. Conheça bem os incoterms e conte com a CBW para ajudá-lo nessa etapa de formação de preços para exportação!!

Por que exportar deve se tornar uma estratégia da empresa?
Num momento de crise, em que as empresas estão desesperadas em busca de clientes e de vendas é que se pensa em exportação. Num momento de dólar alto, em que...

Como fazer uma oferta profissional de exportação
Fazer uma oferta, um orçamento, uma proposta de exportação é um pouco mais complexo que fazer um orçamento no mercado interno. A questão é que existem...

Comissão de agente na exportação
Quando você tem um intermediário na sua operação de exportação e esse intermediário no exterior receberá um percentual sobre o negócio,...