Análise de mercado e concorrência
Quando você iniciou o seu negócio no Brasil, provavelmente analisou, seja de uma forma estruturada, seja de uma forma empírica a situação do mercado e da concorrência a fim de definir as suas estratégias de entrada para chegar aos potenciais clientes correto?
No caso do mercado externo é exatamente a mesma coisa. A única coisa é que o acesso a informação nem sempre é tão simples quanto você pegar o carro e ir no supermercado da esquina para ver os preços da farinha de trigo ao consumidor final e calcular a que preço você , indústria, teria que vender ao supermercado.

Hoje, com a internet, cada vez mais temos informações acessíveis e estatísticas que nos possibilitam conhecer o comportamento do mercado e da concorrência nos mercados. Além do que podemos encontrar buscando no Google e acessando sites de e-commerce que podem nos dar uma ideia de valores para alguns segmentos, temos também algumas ferramentas que, dependendo o país, conseguem nos mostrar a que preços as empresas do país estão importando dos seus fornecedores. Veja que essa não é uma informação que todos os países liberam com nível de detalhe, mas para os que liberam, é uma ótima ferramenta.
Visitar feiras, conhecer in loco possíveis clientes é uma ótima maneira de buscar essas informações previamente a entrar no mercado. Você poderá comparar seu produto com o do concorrente em termos de características e de preços, entender o canal de distribuição, ver se a cultura afeta o seu produto ou não em termos de consumo, e aí decidir que estratégias vai seguir para a introdução do seu produto no mercado.
Isso é muito importante pois sabemos que entrar num mercado é investimento por parte da empresa. Então esse gasto anterior ao trabalho de prospecção efetiva já te dará uma ideia se esse vai ser um mercado mais ou menos propício para você ter sucesso. Se for menos, você ainda poderá fazer o seu trabalho de casa e se adaptar ao que o mercado local pede e depois entrar como mais assertividade.
Quer saber mais? Entra em contato conosco!

Por que exportar deve se tornar uma estratégia da empresa?
Num momento de crise, em que as empresas estão desesperadas em busca de clientes e de vendas é que se pensa em exportação. Num momento de dólar alto, em que...

Como fazer uma oferta profissional de exportação
Fazer uma oferta, um orçamento, uma proposta de exportação é um pouco mais complexo que fazer um orçamento no mercado interno. A questão é que existem...

Comissão de agente na exportação
Quando você tem um intermediário na sua operação de exportação e esse intermediário no exterior receberá um percentual sobre o negócio,...