Você sabe como solicitar uma cotação de frete de importação?
Uma das etapas do processo de importação é o frete internacional, e você sabe que informações são necessárias para solicitar esta cotação?

Existem informações básicas que devem ser enviadas aos agentes de carga para que eles possam orçar a parte logística na importação.
1 - modal de transporte, se será aéreo, marítimo ou rodoviário;
2 - qual a mercadoria e sua NCM. É importante informar que tipo de produto você irá trazer, pois isso vai influenciar na escolha do equipamento e também se é necessário algum tipo de certificado. Com a NCM, isso vai facilitar a vida do agente de carga.
3 - Incoterm. Essa será a definição a partir de qual ponto o agente de carga irá orçar o frete. Se for um EXW, ele vai orçar a partir do endereço da fábrica do fornecedor e vai incluir o desembaraço na cotação, ou se for um FOB, ele precisar saber qual será o porto de origem, por exemplo.
4 - porto de destino da carga. Não tem porque orçar o frete para o porto de Suape, se você estiver no RS.
5 - quantidade de volumes e dimensões no caso de ser um embarque LCL ou se for um embarque FCL, qual tipo de equipamento será necessário. Um container de 20’, ou 40’, flat rack ou outro.
6 - peso da carga. Independente se for LCL ou FCL, essa informação deve ser passada. Os containers têm limite de peso, mas mais importante é que no caso de um embarque FCL, o container vai ser desovado na sua empresa, e as estradas brasileiras tem limitação de peso para trânsito.
7 - endereço de entrega da carga. Nesse caso se você quer que o agente orce o transporte dentro do Brasil, caso você não tenha uma transportadora parceira. Esse item não é obrigatório, mas muitas vezes facilita para quem vai pagar as despesas concentrar em um único fornecedor.
Essas são as informações básicas que você deve enviar ao agente de carga ao solicitar uma cotação de frete internacional de importação.
A CBW não é agente de carga, mas temos vários parceiros que podem te ajudar.
Então se tiver alguma dúvida, fale com a CBW.

O que é a busca de fornecedores?
A busca de fornecedores consiste em buscar novos fornecedores no exterior ou novos produtos para agregar na sua linha de produtos.

Benefícios fiscais no Rio Grande do Sul
No ano de 2021, o governo do estado do Rio Grande do Sul passou a oferecer dois benefícios em relação ao ICMS na importação para produtos de revenda que não...

Atestado de não similaridade estadual, você sabe o que é e para que serve nas importações?
Muitas empresas não conhecem alguns benefícios que o estado do Rio Grande do Sul oferece para as empresas na importação. E hoje vamos falar sobre o benefício do...