Atestado de não similaridade estadual, você sabe o que é e para que serve nas importações?
Muitas empresas não conhecem alguns benefícios que o estado do Rio Grande do Sul oferece para as empresas na importação. E hoje vamos falar sobre o benefício do diferimento do ICMS para compra de bens de capital para o imobilizado das empresas.

Segundo o regulamento do ICMS RS LIVRO I, ART.53,INC. II, APENDICE XVII,ITEM XV, DEC.37699/97, Máquinas e equipamentos industriais destinados ao ativo permanente, importadas por estabelecimento industrial, bem como acessórios, sobressalentes e ferramentas que acompanhem estes bens, desde que desembaraçados no estado e que tenham o atestado de não similaridade estadual emitido , recebem o diferimento integral do ICMS. Em outras palavras, esse ICMS se reduz a alíquota zero, ou seja, a empresa não terá esse custo, nem impacto no fluxo financeiro da importação relativo ao ICMS.
Mas o processo não é tão simples. Para obter esse benefício, primeiro você tem que garantir que a sua importação venha a ser desembaraçada no estado do Rio Grande do Sul e, segundo, você tem que apresentar o que chamamos de Atestado de não similaridade estadual.
Ou seja, esse benefício se aplica para máquinas que não sejam produzidas no estado do Rio Grande do Sul. Quem atesta isso é a Federação da Indústrias do Rio Grande do Sul. Então, se você acredita que a máquina que quer importar não tem similar no estado, deve encaminhar a solicitação à FIERGS contendo a descrição do equipamento e catálogo do fabricante, além de pagar uma taxa para o processo. A FIERGS, então, passa a consultar as industrias do RS para identificar se realmente aquela máquina não é produzida aqui. Caso ela não seja, depois de mais ou menos de uns 30 dias do inicio da pesquisa, o atestado de não similaridade estadual é emitido.
Esse atestado tem validade de 180 dias e pode ser usado quantas vezes você quiser para importar o mesmo bem, desde que dentro da validade.
Depois disso, não existe a possibilidade de renovação, e você terá que fazer uma nova solicitação.
No momento da importação do bem, é vinculado esse atestado ao processo de diferimento do ICMS, e a empresa não terá o dispêndio desse pagamento.
Lembrando que esse benefício específico é somente para quem importa para o ativo imobilizado. Existem outros benefícios de ICMS para outras situações, mas isso é para outro vídeo.
Se você tiver dúvidas sobre o assunto, fale com a CBW. Nós conectamos a sua empresa com o mundo!

O que é a busca de fornecedores?
A busca de fornecedores consiste em buscar novos fornecedores no exterior ou novos produtos para agregar na sua linha de produtos.

Benefícios fiscais no Rio Grande do Sul
No ano de 2021, o governo do estado do Rio Grande do Sul passou a oferecer dois benefícios em relação ao ICMS na importação para produtos de revenda que não...

Quanto dinheiro preciso para importar?
Quanto capital preciso para importar? Essa é uma pergunta que muitas pessoas me fazem e que muitas vezes a resposta não é o que elas esperam. Eu sempre pergunto qual o valor que...