Qual % devo adicionar ao produto importado para saber a quanto chegará pra mim?
Muitos clientes nos perguntam: Raquel, qual percentual eu devo adicionar no preço do produto importado para eu saber a quanto vai chegar para mim?
A resposta é simples: não sei. Não existe um percentual padrão que você deve adicionar ao preço do produto cotado lá fora e vou te explicar o porquê nos itens abaixo:

1) Classificação fiscal do produto – cada produto tem uma classificação fiscal que altera o percentual dos impostos de importação. Uns são mais altos, outros mais baixos. Muitas vezes, esses produtos podem ter anti-dumping o que eleva ainda mais o seu custo, sem contar que tem produtos que precisam de licença para importar, ou até de homologação que aí sim eleva muito o custo de importação.
2) Logística – aqui você tem que considerar quanto impacta o custo do frete e outras despesas em relação ao volume da compra. Existem cargas com características de baixo valor e alto volume físico, ou seja, essa despesa vai representar bastante dentro do cálculo de custo. Já outras tem um alto valor agregado no produto e baixo peso e volume, então a logística pode não impactar muito.
3) Outro item muito importante é o valor do seu pedido. Fazer um pedido de USD100mil é diferente de fazer um pedido de USD5mil, pois existem muito custos que são fixos dentro do processo de importação e eles vão ser diluídos pelo montante que você trouxer. Como exemplo, USD 1mil de custo sobre USD 100mil é 1%, mas sobre USD5mil é 20%.
4) Enquadramento tributário da sua empresa é algo que temos que considerar também, pois se você é uma empresa do simples, todos os impostos de importação são custo. Já se você é lucro presumido ou real, alguns impostos são creditados nos encontro de contas do final do mês, ou seja, alguns impostos vão sair do seu cálculo de custos.
5) Incentivos do governo que os produtos podem ter como redução das alíquotas de imposto por não produção nacional, ou por próprio incentivo do governo em algum setor específico. Isso pode reduzir o seu custo de importação.
Resumindo, não caia no conto de fadas das pessoas que colocam um percentual base para o cálculo de importação. Claro que, a medida que você começa a importar sempre um mesmo produto, numa mesma característica de embarque, acaba gerando um percentual de importação para esse produto em específico, mas o que não será válido para outros. Cada caso é um caso e temos que estudar, muitas vezes, vários cenários para determinar qual a melhor opção para redução de custos para a sua empresa. A CBW é especializada em fazer essa análise para a sua importação. Conte conosco!

O que é a busca de fornecedores?
A busca de fornecedores consiste em buscar novos fornecedores no exterior ou novos produtos para agregar na sua linha de produtos.

Benefícios fiscais no Rio Grande do Sul
No ano de 2021, o governo do estado do Rio Grande do Sul passou a oferecer dois benefícios em relação ao ICMS na importação para produtos de revenda que não...

Atestado de não similaridade estadual, você sabe o que é e para que serve nas importações?
Muitas empresas não conhecem alguns benefícios que o estado do Rio Grande do Sul oferece para as empresas na importação. E hoje vamos falar sobre o benefício do...