Importação de produtos de marca própria
Muitas empresas me perguntam sobre a fabricação de produtos com a sua marca, se é possível, se não é, ou como funciona.
Existem duas situações possíveis quando falamos de fazer um produto com a sua marca.

A primeira situação é quando o produto é do fornecedor, ou seja, ele que o desenvolveu, definiu como seria o produto e seus detalhes, e você só pede para ele trocar a marca dele pela sua. Isso é muito comum acontecer e muitas indústrias trabalham dessa forma já projetando o seu produto, desde o início, para ser comercializado com a marca do cliente. O importante aqui é sempre atender às quantidades mínimas solicitadas para os lotes de fabricação e se o fornecedor vai te cobrar alguma coisa diferenciada no preço do produto ou algum valor específico para confeccionar a embalagem com marca própria, por exemplo. Muitas empresas fazem um acordo com o cliente, do tipo, você me adianta x dólares para pagar a embalagem, ou o clichê ou algum ferramental, e depois eu vou descontando isso a medida que você me faz os pedidos dos produtos. Essa é uma forma de negociação bem vantajosa para ambos, desde que a sua intenção seja comprar de forma contínua. Aqui, sempre vale a avaliação prévia de amostras do fornecedor, testes, para que você efetivamente possa se comprometer com o volume que o fornecedor pede.
A segunda situação é quando você terceiriza a produção de um produto que você projetou. Ou seja, a sua empresa desenvolveu o produto e só precisa de uma indústria lá na China, por exemplo, para fabrica-lo com custo mais baixo do que você faria no Brasil. Nesse caso, a empresa brasileira deve estar muito atenta e fazer um contrato bem amarrado com o fornecedor chinês. É muito comum vermos casos de cópia de produto, por isso, desde a cotação, antes de definir um fornecedor, faça um contrato de confidencialidade com penalidades. Aí, então, libere o projeto para avaliação e orçamento. Nesses casos, é sempre bom ter alguém local acompanhando o processo, que seja de sua confiança.
Outro ponto importante, para as duas situações, é que possivelmente o fornecedor vá pedir uma carta da sua empresa autorizando a usar a marca nos produtos. Isso também é importante que esteja bem escrito, evidenciando que você autoriza a empresa a produzir apenas para embarques da sua empresa. Se você deixa muito geral, ele poderia produzir o seu produto e vender com a sua marca para qualquer cliente.
Gostou das dicas? Fica ligado na CBW que sempre taremos informações relevantes para a importação e exportação!

O que é a busca de fornecedores?
A busca de fornecedores consiste em buscar novos fornecedores no exterior ou novos produtos para agregar na sua linha de produtos.

Benefícios fiscais no Rio Grande do Sul
No ano de 2021, o governo do estado do Rio Grande do Sul passou a oferecer dois benefícios em relação ao ICMS na importação para produtos de revenda que não...

Atestado de não similaridade estadual, você sabe o que é e para que serve nas importações?
Muitas empresas não conhecem alguns benefícios que o estado do Rio Grande do Sul oferece para as empresas na importação. E hoje vamos falar sobre o benefício do...