Você sabe calcular o imposto de importação?
Na última publicação falamos sobre o valor aduaneiro. Hoje vamos falar sobre os principais impostos que incidem sobre mercadoria importadas.
O primeiro imposto é o Imposto de Importação.

O Imposto de Importação é um imposto federal que tem finalidade de regular e proteger o mercado brasileiro. Este imposto é cobrado para os produtos trazidos do exterior para que a concorrência não seja desleal com os produtos brasileiros.
A alíquota que vai incidir sobre o produto é definida pela TEC – Tarifa Externa Comum e que é utilizada pelos países do Mercosul, baseado na NCM.
A base de cálculo do imposto de importação é o valor aduaneiro da mercadoria. O Imposto de Importação é calculado pela aplicação da alíquota fixada na TEC sobre essa base de cálculo, conforme aparece aqui embaixo.
II = TEC (%) x Valor Aduaneiro
Na próxima publicação, vamos falar sobre o IPI.
Então continue nos acompanhando.

O que é a busca de fornecedores?
A busca de fornecedores consiste em buscar novos fornecedores no exterior ou novos produtos para agregar na sua linha de produtos.

Benefícios fiscais no Rio Grande do Sul
No ano de 2021, o governo do estado do Rio Grande do Sul passou a oferecer dois benefícios em relação ao ICMS na importação para produtos de revenda que não...

Atestado de não similaridade estadual, você sabe o que é e para que serve nas importações?
Muitas empresas não conhecem alguns benefícios que o estado do Rio Grande do Sul oferece para as empresas na importação. E hoje vamos falar sobre o benefício do...