Minha carga não enche um container, o que eu faço?
Ao longo do nosso trabalho sempre escutamos esse tipo de pergunta dos nossos clientes tanto em processos referente à exportação quanto à importação . Para quem não está acostumado com comércio exterior realmente esse tipo de dúvida pode gerar uma insegurança em fazer o negócio antes mesmo de você começar a falar com o seu cliente ou fornecedor.

O fato é que existem inúmeras cargas que não preenchem um contêiner! Imaginem um contêiner cheio de alfinetes, qual seria a quantidade total? Milhares, milhões, talvez!
Para falar desse assunto, vou voltar um pouquinho e comentar os modais que temos dentro de uma operação internacional. Modais são as formas de envio da mercadoria que cruzam a fronteira dos países. Podemos operar com os modais terrestre, marítimo, aéreo e ferroviário. No caso do Brasil, são muito comuns os modais terrestre ou rodoviário para os países limítrofes e os modais marítimo ou aéreo para qualquer destino, inclusive os limítrofes.
Referente aos que mais usamos aqui, podemos dividir as cargas em dois tipos: as que preenchem totalmente um contêiner (ou um caminhão) ou as que não preenchem totalmente. Isso se aplica aos modais marítimo e rodoviário.
As que preenchem totalmente um contêiner são chamadas de FCL (Full Container Load) e as cargas parciais são chamadas de LCL (Less Container Load).
Quando a carga é FCL, é fácil, você contrata o transporte internacional pedindo um contêiner fechado ou uma carreta fechada. O transportador lhe orçará um valor dessa unidade: “o contêiner”, independente do peso e tamanho da carga que você colocará dentro.
Já para a carga LCL, existe o papel do agente de cargas, que reúne cargas de vários exportadores de um porto de origem, todos com o mesmo porto de destino. Existem inúmeros agentes que fazem esse tipo de serviço. Nesse caso, você deverá informar todas as dimensões e peso da mercadoria para que o agente possa cotar o valor do frete correspondente.
No modal aéreo, as cargas são fracionadas por natureza.
Então, sim, é possível exportar ou importar cargas pequenas, chamadas de fracionadas usando os modais marítimo e rodoviário.
Se você ainda tem dúvidas, entre em contato com a CBW. Adoraremos ajudá-lo nessas questões de logística internacional!

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