O profissional de comércio exterior
Dia 28 de janeiro é o dia do comércio exterior. Uma das profissões mais antigas do mundo com seus primeiros passos datados no oitavo milênio antes de cristo, por meio dos chineses e egípcios.
Nas nossas redes sempre trazemos informações sobre importação, exportação, notícias sobre esse meio, porém nunca falamos sobre o profissional do comércio exterior.

Existem vários caminhos dentro do comércio exterior que você pode escolher, como: despachante aduaneiro, agente de carga, analista de importação ou exportação e o trader.
Cada um, tem a sua devida importância dentro da cadeia de comércio exterior, porém acreditamos que o trader é o profissional mais completo pois é um cargo estratégico e precisa saber um pouco de todas as áreas.
Quando o profissional escolhe ser trader, ele tem que conhecer a parte técnica do comércio exterior, ou seja, não adianta você tentar vender o peixe, se você não sabe de onde ele vem, de que espécie é, como você vai enviá-lo, etc…
Trader nada mais é que um negociador internacional. Ele deve ter habilidades comerciais, saber outras línguas e ter diversos outros conhecimentos como a formação de custos e preço, marketing, logística, câmbio, geografia, economia, política, cultura, leis e impostos.
Quando perguntamos para um estudante do porquê ele escolheu a graduação em comércio exterior, a resposta normalmente é: “Quero viajar e conhecer o mundo!”, porém para chegar nesse nível, você deve obrigatoriamente passar pela parte técnica.
Ele não precisa ser um expert em nenhuma das áreas que citei antes, mas ele deve ter noção quando algum tema é colocado em pauta.
Normalmente a graduação não ensina sobre tudo isso, e o profissional vai adquirindo experiência em empresas que permitem ele explorar todos esses meios.
Um dos retornos que você tem ao ser trader, é a amizade que você cria com os clientes que você desenvolve no exterior. As vezes pode surgir uma dificuldade em um país na qual você foi passar férias, por exemplo, e se você mantém o contato com o cliente possivelmente ele vai estar disposto a te ajudar e ainda te dará dicas do que conhecer no país dele.
Ser trader é absorver cultura e conhecimento todos os dias, lidando com pessoas e situações diferentes constantemente.
Então, se você pensa um dia em ingressar nesse mercado, saiba que você deverá passar pela parte técnica para depois absorver todo o conhecimento que você ganhará ao ser trader.

Contrato de Câmbio
Hoje vamos falar um pouquinho sobre contratos de câmbio vinculados a exportação e importação de mercadorias e o que você, empresário, precisa saber...

O que é entreposto aduaneiro?
O entreposto aduaneiro é utilizado tanto na importação quanto na exportação. É um regime que permite o depósito da mercadoria em recinto alfandegado...

Qual a importância da língua estrangeira para quem trabalha com comércio exterior?
Quando falamos de comércio exterior, nos referimos a fazer negócios com outros países, que falam outras línguas, que tem outras culturas. Por isso é muito...